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Corrida Descalço – Parte 3

Por Marcus Lima em 12 de janeiro de 2020

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Corrida Descalço – Parte 3

Terceira parte da série sobre a corrida descalço feita pelo pessoal da Universidade de Harvard. Na terceira parte desta série o foco é sobre as características dos tênis de corrida modernos e como eles influenciam a maneira como o pé aterrissa no solo durante a corrida.

Se quiser acessar a versão em pdf do artigo click no link:

 

Se não leu a parte anterior confira:

 

 

Tênis de Corrida Modernos & Batida de Calcanhar

Daniel E. Lieberman, Madhusudhan Venkadesan, Adam I. Daoud, William A. Werbel

Adaptação: Prof. Marcus Lima

 

Algumas características chave dos tênis de corrida modernos são:

Calçado com amortecimento no calcanhar.

  • Calcanhar largo e acolchoado
  • Facilita uma aterrissagem confortável e estável no calcanhar.
  • Amortece parte da força do impacto causada pela colisão do pé com o solo.
  • Distribui a força de impacto sobre uma área mais larga do antepé.

Suporte para o arco plantar medial.

  • Suporte do arco plantar e elementos de rigidez (Ex: “Medial Post”)

(N.T: “Medial Post” um termo com uma tradução literal que seria algo como “poste medial”. Um suporte para a parte medial do pé, prevenindo o calcâneo de fazer a eversão, como o tênis abaixo).

  • Muitos calçados previnem a pronação excessiva, que é o “rolamento medial” natural do pé durante o apoio do pé no solo (alguns previnem a supinação excessiva ou “rolamento lateral”).

(N.T: O tênis mostrado abaixo, da New Balance, tem uma tecnologia que faz os 2: limita o rolamento medial e o rolamento lateral).Tênis da new balance com suporte para o arco plantar

  • Reduz o colapso do arco plantar.

 

Corredores Calçados Normalmente Aterrissam com o Calcanhar

Batida do calcanhar no solo.Aproximadamente 75% dos corredores calçados batem primeiro com o calcanhar no solo (Hasegawa et al., 2007). Se por um lado não sabemos as razões definitivas do porque a maioria desses corredores aterrissam primeiro com o calcanhar, propusemos várias potenciais explicações:

 

1 – É confortável. As características de absorção de choque amortecem a força de impacto. O gráfico abaixo compara as forças que ocorrem no solo para um corredor descalço que aterrissa com o calcanhar (a) e um que aterrissa da mesma forma e está calçado (b).

Note o impacto transiente inicial, um quase instantâneo e grande aumento na força que ocorre quando o calcanhar dá uma parada súbita após o impacto no solo.

(N.T: Impacto transiente seria aquele pico na magnitude da força de impacto mostrado nos gráficos abaixo)

O calçado reduz a força em cerca de 10% e diminui consideravelmente a taxa de carga. Isto, em adição a distribuir a força de impacto sobre uma maior área da parte anterior do pé, faz com que a batida de calcanhar seja confortável.

Impacto transiente mostrado em gráfico.

 

2 – Acolchoamento do calcanhar mais grosso do que o acolchoamento do antepé. Este “salto” faz com que seja mais fácil golpear o solo primeiro com o calcanhar porque a sola abaixo, no calcanhar, tem tipicamente o dobro da grossura da do antepé (N.T: O que muitos chamam de “drop” “queda” do calcanhar em relação aos dedos).Queda calcanhar-dedos (drop do calcanhar) de um tênis de corrida moderno.

Então, se o pé do corredor tende a aterrissar plano (N.T: No meio do pé) quando está descalço, ele irá aterrissar no calcanhar quando está calçado.

 

3 – É estável. O calçado é projetado para prevenir movimento em demasia, como a pronação. Isto ajuda a fazer com que os corredores se sintam mais estáveis em calçados modernos (N.T: Lembrando que o normal quando o calcâneo toca o solo é a sua pronação, essa é a biomecânica normal. Quando esse movimento é excessivo que se torna um problema).

Pronação do complexo pé/tornozelo.

Pronação do complexo pé/tornozelo direito

 

Existe Algo Errado em Bater com o Calcanhar usando Tênis de Corrida?

Não necessariamente. Muitas pessoas gostam de correr desta forma e o fazem sem lesão. Mas alguns corredores sofrem de lesões de estresse repetitivas a cada ano (a estimativa varia de 30 – 75%) e uma hipótese é que a batida do calcanhar contribui para algumas destas lesões. Enfatizamos, porém, que nenhum estudo mostrou que a batida de calcanhar contribui mais para lesão do que a batida com o antepé.

 

Confira a parte 4: Corrida antes dos calçados modernos.

 

Avaliação e Reprogramação da Marcha e da Corrida

 

Bibliografia 

Hasegawa, H., Yamauchi, T., Kraemer, W.J. Foot Strike Patterns of Runners at the 15-KM Point During an Elite-Level Half Marathon. Journal of Strength & Conditioning Research, 2007.


Link do Artigo Original: Biomechanics of Foot Strikes & Applications to Running Barefoot or in Minimal Footwear.

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