No artigo anterior falamos da importância do consumo de carboidratos durante o exercício físico. É importante que o planejamento esportivo e a alimentação seja individualizada para cada atleta, permitindo que atinja seu melhor desempenho.
Para os que não leram os artigos anteriores desta série sobre nutrição:
Para a melhor performance é necessário que o atleta se alimente bem durante todo o dia, e claro a alimentação do pré-treino também importa, nesse momento é necessário escolher alimentos fontes de carboidrato, se você for consumir algo logo antes de praticar exercício, cerca de 30 min, é melhor consumir algo com menos fibras e que seja digerido mais rapidamente, para não sobrecarregar o intestino.
Algumas opções:
Se você tiver mais tempo, em torno de 1:30 h entre a alimentação e o treino, é interessante comer uma refeição um pouco maior:
E se o seu treino for ser realizado após duas horas da sua alimentação ou mais, pode consumir uma refeição mais completa, como almoço ou café da manhã.
Para a suplementação do seu intra treino é importante pensar em 3 pontos: tempo, intensidade do treino e recuperação, quanto maior o tempo ou/e intensidade, maior a necessidade de suplementação de carboidrato e, além da energia durante o treino, o consumo de carboidratos durante o exercício poupa os estoques de glicogênio do corpo, que fazem parte do processo de recuperação muscular.
Para o intra treino o ideal é consumir uma fonte de carboidrato de absorção rápida, assim a glicose estará sempre disponível para uso dos músculo. Calcule a quantidade por hora e fracione para consumir de 20 em 20 min, dessa forma a glicose se mantém constante no sangue e você não perde o rendimento. Quantidades acima de 60g de carbo/hora devem ser suplementadas com múltiplos carboidratos e com cuidado, treinando o intestino e a absorção e tolerância gradualmente. Não use quantidades altas em provas sem ter testado antes durante treinos. Vá ajustando e aumentando a quantidade de carboidrato e perceba como você se sente, tanto no rendimento, quanto na tolerância gastrointestinal.
Para saber a quantidade ideal de consumo durante o treino usamos os METS.
Os Metabolic Equivalent of Task – METs é uma medida utilizada para estimar o gasto energético de diferentes atividades físicas em relação ao peso. Os valores de METs podem ser usados para calcular a quantidade de carboidratos necessários durante a prática esportiva (Falamos mais detalhadamente deles no artigo anterior: Gasto energético).
→ Ciclismo intenso (VO2 acima de 70%) por 2 horas.
→ Corrida longa intensa (VO2 acima de 70%) por 2 horas:
Com essa quantidade de gasto energético fica claro que é necessário suplementação de carboidrato, para isso conte com a Xtratus, suplemento 100% natural, que não sobrecarrega o intestino, sem corantes, conservantes e aromas.
Claro que uma avaliação individualizada é sempre o melhor caminho para melhora da performance, mas para quem não teve essa oportunidade a Xtratus disponibiliza uma calculadora de carboidratos.
Xtratus – Calculadora de carboidratos