Corrida Descalço - Final - Instituto Fortius

Corrida Descalço – Final

Marcus Lima

06 fevereiro 2020

Início Blog

Corrida Descalço – Final

Na última parte da série sobre a corrida descalço, feita pelo pessoal da Universidade de Harvard, eles respondem perguntas frequentes que os profissionais e praticantes de corrida fazem

Se quiser acessar a versão em pdf do artigo click no link:

 

Se não leu as partes anteriores confira:

 

 

Perguntas Frequentes

 

1 – E as superfícies duras? Nossos ancestrais não tinham que correr no pavimento.

Humano arcaico correndo - Perguntas frequentes.Uma percepção comum é que correr em superfícies duras causa lesão, mas corredores tipicamente ajustam a rigidez da perna para que experenciem forças de impacto similares em superfícies mais duras ou mais macias.

Além disso, corredores que aterrissam com o antepé, e alguns que aterrissam com o meio do pé, atingem o solo de uma maneira que quase não gera forças de colisão, mesmo em superfícies duras como aço.

Você pode correr descalço e atingir o solo com o calcanhar em uma areia mole da praia ou em um gramado, mas a maioria das superfícies naturais são muito mais duras e ásperas.

Com a mecânica apropriada de aterrissagem com o antepé ou o meio do pé, correr em superfícies duras e ásperas pode ser confortável e seguro.

 

2 – O que são calçados minimalistas?

Definimos calçados minimalistas como qualquer um que não tenha um salto acolchoado, solas rígidas e suporte para o arco plantar (N.T: Com uma espécie de palmilha, como visto na imagem abaixo).

Suporte para o arco plantar - Perguntas frequentes.

Se quiser fazer a tentativa, existem algumas características que você pode observar em um calçado minimalista para corrida:
A espessura do acolchoamento no antepé e no calcanhar deve ser mais ou menos a mesma e não muito grossa (N.T: Ou seja, sola fina e sem um “salto alto” como os tênis abaixo).

Calçado Nike airmax 2017.
Você deve ser capaz de dobrar facilmente o calçado ao meio e ao longo do eixo (N.T: Ou seja, ele deve ser flexível).
Não deve ter um suporte rígido para o arco plantar que previna o movimento natural do arco.

 

3 – Como eu começo?

Isso é muito importante, na verdade é crítico que você faça uma progressão lenta enquanto faz a transição para uma batida com o antepé. Mesmo com um programa com progressão lenta, provavelmente irá haver alguma dor muscular na panturrilha, na perna e no pé. Se progredir muito rápido, há um maior risco de lesão nos músculos e tendões. Ver as recomendações no capítulo anterior (N.T: Na parte das dicas de treino).

 

4 – Devo correr descalço no frio?

Correndo descalço sobre a neve - Perguntas frequentes.Por favor, não corra descalço quando os pés estão dormentes por causa do frio (N.T: Lembrando que no hemisfério norte faz muito mais frio do que no hemisfério sul). Quando os pés perdem a sensação tátil você não será capaz de sentir os danos que pode estar causando a eles até que seja tarde demais.

Em condições de frio, calçados minimalistas podem oferecer proteção, especialmente se estiver vestindo meias.

 

5 – Quem NÃO deve correr descalço ou em calçados minimalistas?

Qualquer um que tenha tido perda sensorial nos pés. Na verdade, estes indivíduos deveriam provavelmente vestir calçados durante todo tempo, a fim de proteger os pés. Além disso, indivíduos com deformidades severas nos pés, que afetam a mecânica da marcha deveriam evitar correr descalços ou em calçados minimalistas.

Se existe problemas relacionados com os pés deve-se procurar um aconselhamento médico (N.T: Ou de um fisioterapeuta) antes de iniciar esse tipo de atividade.

 

6 – Em que tipo de superfícies se deve correr?

Asfalto liso.Escolha uma superfície pavimentada lisa. Uma percepção comum é de que nossos pés não foram feitos para correr em superfícies duras e que correr nesse tipo de terreno causa lesões.

Mas nossos ancestrais corriam em superfícies de diferentes tipos de densidade e usar a aterrissagem com o antepé causa menos impacto até mesmo do que caminhar. Corredores tipicamente ajustam a rigidez da perna para que experenciem as mesmas forças de impacto em superfícies duras e macias (Dixon et al., 2000).
(N.T: Infelizmente um asfalto bom e bem liso é artigo raro no Brasil).

 

7 – Meu pé vai criar calos?

Pedra pomesA medida que a pele dos pés vai se tornando ligeiramente mais espessa com a corrida descalço, o pavimento age como uma pedra pomes e ajuda a minimizar o excesso de formação de calos. Você verá que os calos se formam especialmente na parte anterior do pé (N.T: O que é lógico baseado em toda essa recomendação para que se aterrisse com essa parte primeiro).

 

8 – E se eu quiser vestir calçados?

Use calçados se quiser. As forças de impacto ainda podem ser reduzidas se usar um padrão de aterrissagem com o antepé ou o meio do pé. Isso é mais fácil de ser realizado se escolher um calçado que permita ao pé funcionar de maneira mais natural possível (e, felizmente, existem muitas opções disponíveis).

 

9 – Pessoas que correm descalças se machucam menos?

Corredores que não usam calçados frequentemente adotam a aterrissagem com o antepé ou o meio do pé e têm uma aterrissagem mais macia, o que pode reduzir o risco de lesões. Enquanto existem relatórios empíricos de que corredores que não usam calçados se machucam menos, existe pouca sólida evidência científica atualmente. Estudos bem controlados são necessários para determinar se este tipo de corrida resulta em menos lesões.

 

10 – Caminhar descalço é benéfico?

Provavelmente. Mesmo se você não seja um corredor, caminhar descalço pode ajudar a fortalecer os músculos do pé e tornozelo. E se você for um corredor, fortalecer estes músculos irá permitir que corra melhor descalço.

 

11 – Devo evitar uma aterrissagem com o calcanhar ao caminhar descalço?

Esta não é uma questão que foi muito estudada, mas nossas observações são de que é totalmente normal bater primeiro com o calcanhar no solo ao caminhar, mesmo descalço. Isto dito, pessoas que caminham descalças com frequência têm uma batida menos pronunciada com o calcanhar ou mais como uma aterrissagem com o meio do pé. Um estudo mostrou que a batida com o calcanhar na caminhada é mais eficiente que a com o antepé (N.T: Estudo não citado nas referências).

 

Mais questões?

Se tiver qualquer outra questão, nos contate em: skeleton.heb@gmail.com

 

Avaliação e Reprogramação da Marcha e da Corrida

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Dixon, S. J., Collop, A. C., Batt, M. E. Surface effects on ground reaction forces and lower extremity kinematics in running. Med Sci Sports Exerc, 2000.


Link do Artigo Original: Biomechanics of Foot Strikes & Applications to Running Barefoot or in Minimal Footwear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!