Ícone de fechar

Anatomia Funcional – Psoas

Por Marcus Lima em 27 de julho de 2014

Mais um artigo que discute o real papel dos músculos, desta vez analisando a função do psoas. Chuck Wolf é muito bom nisso. Seu trabalho é baseado na filosofia de Gary Gray.

 

Eu sou o seu Psoas: Um forte flexor do quadril, mas muitas vezes um culpado oculto.

Chuck Wolf

 

Dia desses, ouvi meu amigo quadrado lombar falando a meu respeito (N.T: Confira no artigo: Anatomia Funcional – Quadrado Lombar). Na verdade, frequentemente sou tópico de discussões. Alguns me chamam de flexor do quadril, mas eu na verdade não posso levar todo o crédito por isso, já que trabalho em parceria com meus amigos Ilíaco, Quadrado Lombar, Sartório, Reto Femoral e até com os Adutores. Ainda que eu possa fazer muitos mais!

No ciclo da marcha, eu desacelero a extensão do quadril, exerço um impacto na fase de balanço da marcha, mas também posso afetar a panturrilha do mesmo lado.

Vejam vocês, se eu estiver tenso, não permitirei ao quadril realizar uma extensão eficiente, causando uma redução da dorsiflexão do tornozelo, podendo afetar negativamente o comprimento da panturrilha.

Em adição a isso, se eu estiver tenso no ciclo da marcha, eu posso reduzir a rotação do lado oposto e causar rigidez dos abdominais, peitorais e cintura escapular…NO LADO OPOSTO!

(N.T: Se refere a rotação do tronco no ciclo da marcha, se o psoas de um lado está tenso, ele reduzirá a rotação, afetando as regiões citadas no texto).

Nestes cenários, os outros tecidos são as vítimas, mas eu sou o culpado oculto. E não se esqueçam, eu também ajudo na desaceleração da rotação interna do fêmur quando o calcanhar atinge o solo no ciclo da marcha.

Olhando para as minhas inserções, eu me conecto com a coluna lombar inteira, dobro lateralmente e distalmente, então me dobro um pouco mais lateralmente para me conectar ao trocânter menor do fêmur. Por favor, olhem as minha bela foto abaixo, e notem as minhas fibras grossas e potentes proximalmente.

Muitos dizem que sou tão forte, que movimentos impróprios e consequente rigidez, pode levar a coluna lombar a estender, causando disfunções e dor nas costas. A lombar dói e é a vítima, e novamente, eu sou o culpado. De fato, se estou tenso proximalmente (N.T: Na inserção da coluna lombar), eu posso não somente causar extensão no plano sagital, mas também “puxar” a coluna lombar lateralmente.

Se estou tenso distalmente (N.T: Na inserção do quadril), posso causar uma elevação do quadril naquele lado (N.T: No lado tenso). Como tenho muita influência, posso afetar meus amigos Quadrado Lombar, Ilíaco e até o Diafragma a tornarem-se envolvidos nestes problemas, criando flexão lateral e alguma rotação. Ou eu posso elevar o quadril e exercer um impacto negativo no seu alinhamento. Se isto ocorre, e vocês puderem observar um indivíduo de costas, verão que a coluna terá um formato de “C”. Eu sou, novamente, um contribuinte na questão. Eu sou o culpado oculto!

Por favor, assistam os vídeos abaixo de fortalecimento, mobilização e alongamento dos meus amigos e eu. Por favor, tenham em mente que estas são apenas algumas sugestões, e não os únicos métodos para trabalhar comigo e me manter saudável.

 

Alongamento do Psoas e da Cápsula Articular do Quadril

 

Descrição do Vídeo

Alongamento do Psoas:

→ Na marcha, a panturrilha afeta os flexores do quadril do mesmo lado e vice-versa se fazendo necessário que sejam alongados em conjunto.

→ O posicionamento das fibras do psoas faz com que seja um forte flexor do quadril e rotador.

→ Posicione o lado a ser alongado em rotação interna (do quadril) e se mova de lado a lado para alongar o psoas e flexores do quadril nos 3 planos de movimento (tendo um impacto nos adutores também).

 

Alongamento da Cápsula Articular do Quadril:

→ Posicione o quadril em extensão, abdução e rotação externa.

→ Leve a mão à parte posterior do joelho (da perna estendida).

 

Fortalecimento e Mobilização do Psoas

 

 Descrição do Vídeo

Mobilização do Psoas:

→ Cruzar a barreira é um excelente método para mobilizar o psoas, flexores do quadril e todo o complexo (simule a existência de uma barreira se as mesmas não estão disponíveis).

 

Fortalecimento do Psoas:

→ Exercícios na parede fortalecem os flexores do quadril, ao mesmo tempo em que colocam uma carga excêntrica no lado do quadril estendido.

→ Para adicionar resistência pode ser usada uma borracha (miniband, theraband, etc.).

 

Papel do Psoas na Marcha

 

 Descrição do Vídeo

Papel do Psoas na Marcha:

→ A angulação do psoas faz com que ele seja muito ativo nos 3 planos de movimento durante o ciclo da marcha.

→ Quando a perna direita está estendida o psoas desacelera a extensão do quadril no plano sagital, assiste na desaceleração da abdução no plano frontal e rotação externa antes do calcanhar sair do solo no plano transverso.

→ Durante a fase de balanço o psoas é um flexor do quadril, assiste na desaceleração da adução do quadril (na fase de balanço médio) e também assiste na desaceleração da rotação interna do quadril (no plano transverso).

 


Aos que quiserem ler no original em inglês, aí vai: I’m your Psoas: A Strong Hip Flexor, but Hidden Culprit.

um comentário

Instituto Fortius