Ícone de fechar

Os Benefícios e Uso das Bandagens (Kinesio Tape)

Por Marcus Lima em 18 de maio de 2022

Artigo que fala sobre os benefícios do uso da Bandagem, conhecida comumente como Kinesio Tape que é a marca pioneira e mais popular.

No texto, os termos “Bandagem” e “Kinesio Tape” são usados de forma intercambiada, significando a mesma coisa. Também foram adicionadas figuras que não estavam no artigo original como forma de melhor ilustrar o texto.

Aos que quiserem ler outro artigo sobre o mesmo tema: Kinesio Tape.

 

Os Benefícios e Uso das Bandagens (Kinesio Tape)

Matthew Klayman

 

É muito provável que você já tenha visto uma bandagem sendo usada, desde o esporte de elite até o recreacional, ou até mesmo não atletas ou praticantes de atividades físicas usando para ajudar na reabilitação.

Vamos explorar porque tanta gente usa isso.

 

Bandagem – O que é e por que tantos atletas usam?

O que é aquela fita colorida que tantos atletas trazem grudada no corpo? É a Kinesio Tape. Ela está por aí desde os anos 70, quando um quiroprata chamado Kenzo Kase a inventou e trouxe para o mundo dos esportes. Foi criada com a intenção inicial de permitir maior liberdade de movimento para o atleta, com a mesma quantidade de suporte que a bandagem rígida.

(N.T: A bandagem rígida também é chamada de fita/bandagem atlética, em uma tradução literal do termo em inglês: Athletic Tape. Um tipo de fita não elástica em geral usada com o propósito de fornecer estabilidade para a articulação, sua utilização mais comum é no tornozelo. Imagem abaixo do artigo: Effects of Ankle Athletic Taping on Performance of Basketball Athletes With Chronic Ankle Instability).

Bandagem rígida para o tornozelo.

Desde o início, quase 50 anos atrás, a Kinesio Tape se popularizou na mídia com atletas de elite do mundo todo usando. Atualmente muitas marcas estão no mercado, uma busca no Google mostra centenas delas, de todos os estilos e cores.

Resumindo, a Kinesio Tape é uma forma de bandagem (ou fita) que pode ser esticada além de seu comprimento original, fornecendo muitos benefícios que podem afetar o desempenho e níveis de dor. Isso é feito através do alongamento da fita, que é composta de uma combinação de algodão e nylon feita para imitar a elasticidade da pele.

Os principais benefícios incluem:

  • Redução da dor;
  • Proteção de áreas fracas;
  • Aumento de entrada de informações (input) sensoriais;
  • Aumento do desempenho.

Assim, ela pode ser utilizada por atletas e profissionais da reabilitação como uma ferramenta potencial para diminuir o tempo de recuperação.

Exemplo do uso de bandagem.

 

Os vários usos da Bandagem

O “alongamento e elevação” (“stretch and lift”)

A Kinesio Tape pode alongar entre 100-180% de seu comprimento original. Isso é o que realmente a diferencia quando se trata de outras bandagens no esporte e reabilitação. O alongamento não apenas permite contornar diferentes partes do corpo, mas cria um recuo que age puxando a pele para mais perto do local de origem da bandagem.

(N.T: Em toda extensão da bandagem, como na imagem abaixo. O ponto de fixação inicial é na parte mais baixa das costas, o ponto de origem segundo a terminologia do parágrafo acima. As setas indicam a direção da tensão criada nas bandagens).

Direção de aplicação da bandagem

Com isso, é criada uma pequena elevação (N.T: Do termo original “lift” que pode ser traduzido nesse contexto como “elevação”) ou descompressão da pele que alivia a pressão na área onde a bandagem é aplicada. Essa elevação proposta pode permitir aos músculos, articulações e tendões associados um movimento mais suave.

 

Descompressão e dor

A descompressão da pele pode levar a várias influências positivas sobre a mesma, o alívio da pressão é a principal. Dentro da pele e nos tecidos mais profundos temos muitos receptores sensoriais, inclusive os responsáveis pela dor. Ao aliviar a pressão entre as camadas da pele, mudamos ou diminuímos o sinal de dor emitido dos receptores na pele para o cérebro.

(Para aprofundar o o conhecimento sobre os receptores sensoriais, confira os E-books: Propriocepção – Parte 1, Propriocepção – Parte 2).

Ebook sobre propriocepção - parte 1.Ebook sobre propriocepção - parte 2.

Junto com isso, a descompressão permite aos fluidos sob a pele, como o sangue e os fluidos linfáticos (vitais no processo de recuperação) circular mais livremente, sem muitas interrupções.

 

Entrada de informações sensoriais e desempenho

A elevação da pele pode mudar a informação que chega no cérebro, incluindo dor, como dito anteriormente. Essa mudança pode potencialmente auxiliar na diminuição da sensação de rigidez muscular ou dor associada com pontos gatilho (N.T: Trigger points) nos músculos.

Além disso, alguns atletas acreditam que usar uma bandagem na pele os protege – sabendo que ela está ali pode fazer com se sintam mais confiantes em sua capacidade de superar a lesão.

Exemplos de bandagens

Existe a crença entre alguns profissionais de que a Kinesio Tape pode ter um papel real no aumento do desempenho. Isso ocorre porque ela fornece um suporte junto com uma leve pressão em articulações instáveis ou músculos doloridos. Essa sensação de pressão pode ajudar a facilitar a contração muscular e fazer com que o atleta se sinta mais forte.

Essa é uma perspectiva subjetiva, não existe evidência baseada em pesquisas a respeito do efeito positivo das bandagens no desempenho esportivo (N.T: Uma revisão sistemática a respeito pode ser encontrada em: Reneker et. al. Effectiveness of kinesiology tape on sports performance abilities in athletes: A systematic review, 2018).

 

Suporte

O mesmo pode ser dito para o suporte de áreas mais fracas no corpo. A bandagem fornece suporte extra dentro de um movimento articular normal (N.T: Isto é, sem restrição de mobilidade articular) – o que pode ajudar a dar um suporte para áreas fadigadas e as proteger de uma lesão adicional ou padrões de compensação.

Bandagem de suporte para o joelho.

Também pode dar suporte aos tendões, que absorvem as forças de reação do solo e as cargas internas (N.T: Cargas internas são aquelas geradas por nossos músculos). O tendão patelar é uma causa comum de dor para atletas que correm e saltam, assim como indivíduos que passam sentados por longos períodos.Anatomia do tendão patelar.

A bandagem pode ser aplicada para elevar (N.T: Visto anteriormente em “alongamento e elevação / stretch and lift”) e dar suporte para a patela, similar a uma órtese.

Uma outra área comum de aplicação da bandagem é o pé.

Bandagem de suporte para o arco plantar.

Em casos de pé plano ou colapso do arco plantar, o osso navicular, que se localiza na parte interna do pé, se situa mais baixo do que deveria em relação ao arco plantar (N.T: Queda do osso navicular, “Navicular drop” em inglês). Um suporte em alça pode ser usado para levantar o navicular e, subsequentemente, elevar o arco plantar. Isso adiciona proteção e suporte ao pé.

Osso navicular e o arco plantar.

 

Consciência corporal

A Kinesito Tape é aplicada para fornecer feedback a respeito de onde se situa o corpo no espaço. Isso ocorre através de informações proprioceptivas que ajudam o corpo a entender onde está posicionado. Profissionais da reabilitação usam a bandagem como um auxílio cinestésico para que os pacientes mantenham uma posição ou postura.

Um exemplo disso é a aplicação da Kinesio Tape na parte superior das costas/parte posterior dos ombros. A bandagem é colocada em forma de X, da parte de cima dos ombros (N.T: Ponto inicial de fixação) em direção à coluna.

(N.T: Da mesma forma que em uma imagem anterior, as setas brancas indicam a direção criada pelas bandagens).

Bandagem em forma de X, com a direção criada pela tensão nas fitas.

Isso ajuda a bandagem a puxar e criar uma sensação de alongamento quando o indivíduo recai no hábito da postura de ombros arredondados e cabeça projetada à frente. Ajuda o indivíduo a ficar em uma postura mais ereta, com as escápulas com um pouco mais de retração.

Postura curvada x Postura ereta.

Outro exemplo diz respeito à dor na coluna lombar. A Kinesio Tape é colocada nos músculos da área para fornecer um feedback (N.T: Cinestésico) de quando a lombar está flexionada, para aquelas pessoas que sentam encurvados ou ficam em pé em uma postura com as costas arredondadas.

Bandagem lombar e mulher sentada curvada.

Novamente a Kinesio Tape está agindo para lembrar de permanecer mais ereto e fora de posições que podem causar dor, isso através do alongamento da bandagem.

 

Edema

A Kinesio Tape pode ser cortada e manipulada a fim de promover a redução do edema (N.T: Inchaço) em várias áreas do corpo. O alvo é diretamente na área lesionada que está inchada e com uma mudança na coloração. A bandagem é cortada em um padrão cruzado com tiras que imitam os canais linfáticos.Bandagem em tiras para diminuir o inchaço.

A ideia é que a bandagem forneça a elevação da pele a fim de criar espaço entre as suas camadas. Isso muda o gradiente de pressão nessas camadas da pele, o que melhora o fluxo dentro do sistema linfático. Esses canais percorrem nosso tecido conectivo e permitem que o corpo lide com o excesso de líquido.

Sistema linfático.

Isso pode ser benéfico em lesões agudas e crônicas, assim como na recuperação de exercício extenuante e do treinamento.

 

Manejo de cicatrizes

A Kinesio Tape pode ser colocada sobre ou ao redor de cicatrizes por várias razões:

  • Estética.
  • Diminuição da dor.
  • Melhora da maleabilidade.

Cicatrizes que estão presentes após uma lesão ou procedimento cirúrgico se tornam uma interrupção das camadas da pele, o que afeta como os tecidos alongam e contraem.

Isso pode afetar a amplitude de movimento da área associada, o que também tem um efeito na força muscular.

Bandagem para cicatriz.

Colocar a bandagem sobre ou ao redor da cicatriz introduz um efeito de cisalhamento ou massagem em todas as camadas. Com isso, também se pode afetar o tecido ao redor e ter um efeito global no movimento da extremidade ou região associada (N.T: À cicatriz).

O objetivo é encorajar o alinhamento dos tecidos afetados pela cicatriz. É importante saber que não se deve colocar a bandagem sobre feridas abertas ou cicatrizes imaturas, com menos de 6 semanas pós lesão/cirurgia.

 

Compressão do nervo  

Nosso sistema nervoso tem uma relação única com o sistema muscular. Um nervo pode se tornar irritado e/ou comprimido por uma série de razões e ter um impacto nos músculos aos quais fornece informações sensoriais e motoras. Isso pode causar dor, fraqueza, dormência ou formigamento nos membros, dependendo do nervo afetado.

A bandagem pode ser aplicada ao longo do comprimento do nervo, começando na parte mais proximal até o ponto mais distal com a bandagem um pouco esticada. Através disso, a pele é elevada, permitindo ao nervo deslizar em toda a sua trajetória de forma mais suave.

Isso ajuda a diminuir a irritação, permitindo uma função melhorada do nervo. Pode ser difícil aplicar a técnica sem o auxílio de um profissional de reabilitação (N.T: Especialmente na questão de saber exatamente a localização do nervo).

 

Como tirar melhor proveito da Bandagem

Antes de usar…

A Kinesio Tape não foi feita para ser usada nas seguintes condições: Risco de infecção, reação alérgica ou mudanças no fluxo sanguíneo associadas com:

  • Feridas abertas.
  • Trombose venosa profunda.
  • Câncer ativo.
  • Diabetes.
  • Alergia aos componentes da bandagem.

 

Como usar

A Kinesio Tape tem muitos usos, como já foi exposto. Quando se trata da colocação da bandagem, existem alguns lembretes para maximizar seus benefícios.

  • Limpe e seque a área primeiro. Evite o uso de alguma loção ou óleo antes de colocá-la, uma vez que esses produtos podem impedir a bandagem de aderir à pele.
  • Apare qualquer excesso de pelos/cabelos na área.
  • Antes de cortar a bandagem, meça a área de aplicação primeiro. A bandagem irá esticar, mas é uma boa ideia se ter uma boa noção do tamanho do pedaço que irá ser cortado.
  • Corte os cantos para deixar a bandagem com as extremidades arredondadas, isso ajuda a manter a aderência (N.T: Deixando a extremidade reta as pontas levantam mais facilmente). Também facilita a colocação respeitando o relevo anatômico do corpo.
  • Tente não tocar a parte adesiva da bandagem.
  • Tire a ponta do papel da parte de trás da bandagem e coloque na parte do corpo onde irá iniciar a bandagem (N.T: A sequência de imagens colocadas aqui para ilustrar a explicação do artigo é a colocação de uma bandagem no tendão calcâneo. Não pertencem ao artigo original).

Como colocar a bandagem - parte 1

Com os dedos pressionando a base da bandagem, vá tirando o papel e estique a bandagem entre 50-75% enquanto vai fixando-a sobre a pele.

(N.T: Não foi o que fez o sujeito que está colocando a bandagem na imagem abaixo, ele tirou todo o papel da parte de trás, após ela estar fixada no calcanhar, alongou no comprimento desejado e após isso começou a colocar na pele).

Como colocar a bandagem - parte 2

Uma vez que a bandagem esteja no comprimento desejado, vá colocando na pele, mas sem grudar a porção final dela. Prenda a ponta da bandagem sem alonga-la.

Como colocar a bandagem - parte 3

  • Após colocar a bandagem, esfregue-a vigorosamente para melhorar a aderência.
  • Peças adicionais podem ser colocadas para diferentes funções. Por exemplo: Uma peça para compressão pode ser colocada no ponto doloroso do segmento corporal. Isso é usado rasgando o papel da parte de trás bem no meio e colocando metade para um lado e metade para o outro, usando os mesmos princípios de alongamento da fita descritos anteriormente (N.T: Para complementar a bandagem do tendão, o profissional coloca uma peça pequena transversal à peça maior, bem no ponto mais doloroso a fim de criar algum alívio nos sintomas).

Como colocar a bandagem - parte 4

Como colocar a bandagem - parte 5

 

Onde isso tudo se encaixa na reabilitação e no esporte? 

A Kinesio Tape pode oferecer benefícios para o profissional da reabilitação e o atleta/aluno/paciente. Quando usada corretamente, tem o potencial para diminuir o inchaço, fornecer feedback e proteger áreas lesionadas.

Embora faltem evidências conclusivas, o uso de bandagens tem sobrevivido e prosperado no mundo da reabilitação. É primariamente usado por fisioterapeutas e quiropratas a fim de ajudar seus pacientes e atletas a retornarem ao seu nível de função anterior à lesão.

Para a maior parte dos profissionais, a Kinesio Tape tem seu espaço na caixa de ferramentas. Não é uma maneira de resolver completamente os problemas, mas pode ser usada para acelerar o tempo de recuperação. Como outra coisa qualquer em reabilitação, não deve ser usada de forma permanente.

A Kinesio Tape foi feita para ser uma solução temporária (seu uso durando de 3-5 dias) para indivíduos com uma lesão aguda – Não se pode depender somente dela para alcançarem-se os objetivos. O corpo necessita da aplicação de estresse, a proteção constante não causa adaptação e nem vai resolver a lesão.

Isso dito, a Kinesio Tape tem muitos benefícios propostos. Embora não seja o melhor tratamento para todos, é algo que os profissionais da reabilitação deveriam experimentar.

Curso Online de Bandagens Funcionais - Instituto Fortius.


Artigo original: The Benefits and uses of Kinesio Tape in Rehabilitation and Athletic settings.

Instituto Fortius